31/03/2010

Rússia avalia o uso da pena de morte




O dia seguinte ao atentado provocado por duas mulheres na Rússia, que deixou pelo menos 39 mortos em duas estações de metrô de Moscou, foi marcado pela busca de uma reação por parte do governo russo.
O presidente Dmitry Medvedev se apressou em pedir o endurecimento das leis contra o terrorismo, e o parlamento russo já discute a possibilidade de restabelecer a pena de morte para conter o terror.
Em discurso pela TV, Medvedev dirigiu seu pedido à Suprema Corte e à Alta Corte de Arbitragem, duas instâncias superiores do Judiciário russo. Ele quer “aperfeiçoar” as leis contra o terrorismo.
Além das penas mais rígidas e das investigações mais aprofundadas, Medvedev destacou a necessidade de ampliar a segurança dos cidadãos no transporte público e em locais com grandes concentrações de pessoas.
– Estamos doídos pelas pessoas que perderam a vida como resultado dos atentados. Esta foi uma tragédia horrível – disse ele, na TV.
Enquanto o presidente fazia suas declarações fortes, o parlamento russo já colocava no papel esboços de emendas com o objetivo de, com urgência, aplicar a pena de morte aos promotores de ataques terroristas que resultem em múltiplas perdas de vida, adiantou o presidente do Conselho Federal do Comitê de Assuntos Legais e Jurídicos, Anatoly Lyskov. Hoje, a pena mais rigorosa para atentados é a de prisão perpétua.

Em tempo: esta notícia foi publicada antes do novo atentado em Moscou nesta quarta-feira (31.03) que fez mais 12 vítimas fatais.


fonte: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2857029.xml&template=3898.dwt&edition=14401&section=128

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!