25/08/2010

Acirp vai mediar conflitos particulares


A Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) inaugura depois de amanhã a Câmara Regional de Conciliação, Mediação e Arbitragem. A proposta é oferecer um meio de solução de conflitos mais rápido e barato em relação ao Poder Judiciário, por meio de uma entidade respeitada diante do público em geral.
"Não queremos concorrer com o Judiciário, mas dar mais uma opção antes da via judicial", afirma a diretora operacional da câmara, Patrícia Bezerra de Paula.
A câmara age como uma intermediadora de conflitos e pode solucionar pendências em conciliações, mediações ou por intermédio de um árbitro. Problemas originados em acidentes entre veículos, dívidas, contratos imobiliários e relações de consumo, por exemplo, podem ser resolvidos de forma mais rápida e tranquila.
A mediação ou a arbitragem são feitas por especialistas em diversas áreas, capacitados para atuar pela Cbmae (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial), parceira da Acirp no projeto. As próprias partes decidem desde o que deve ser levado em conta até quem deve fazer a mediação.
"Além da celeridade e do sigilo, acredito que a principal vantagem da câmara é a solução pacífica, já que as partes decidem como e quem vai solucionar o problema. Não há vitória ou derrota, ao contrário do que ocorre no Judiciário", diz Patrícia.
O diretor do Fórum de Ribeirão e titular da 2ª Vara da Fazenda de Ribeirão, João Gandini, afirma ter uma visão favorável a câmaras de mediação e arbitragem. "No Brasil, temos uma cultura de judicialização. Quando alguém diz ‘procure seus direitos’, logo já se pensa em processo judicial e isso precisa mudar."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!