25/11/2010

Judiciário de Rondônia é finalista do prêmio nacional da conciliação



O Conselho Nacional de Justiça escolheu a iniciativa do Judiciário de Rondônia como uma das três finalistas do I Prêmio Nacional da Conciliação. Trata-se da Operação Justiça Rápida Itinerante, coordenada pelo juiz de Direito João Luiz Rolim Sampaio na comarca de Porto Velho. O resultado da premiação será conhecido no próximo dia 6, no Rio de Janeiro.
A Operação Justiça Rápida Itinerante é realizada há 17 anos no estado, em busca de conciliações para resolver conflitos sociais. O serviço é levado a pequenas comunidades afastadas do centro urbano da capital de Rondônia, como na região ao longo do rio Madeira. A mais distante dessas localidades fica a cerca de 15 horas de barco do centro da cidade. É também na embarcação que é feita parte dos atendimentos à população, que vão do registro de nascimento e divórcio a cobranças de pequenos valores. A equipe permanece na região durante 15 dias.
Mas não é só pela água que a Justiça de Rondônia vai em busca da conciliação. No outro extremo do extenso município de Porto Velho está o distrito de Nova Califórnia, já na fronteira com o Acre. São mais de 350 quilômetros até essa localidade, já em outra etapa da Justiça Rápida na comarca. Nessa região são oito distritos e uma comunidade isolada em meio à selva amazônica, a Gleba Rio Pardo, com acesso difícil e sem energia elétrica ou telefone público, por exemplo.
Nos bairros - Mas, além de ir em busca dos jurisdicionados nos lugares mais distantes da comarca, o serviço também é levado a outros dois municípios próximos à capital: Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. Já em Porto Velho, que tem cerca de 410 mil habitantes, a Semana de Conciliação é feita duas vezes ao ano. Os atendimentos são nas escolas dos bairros mais populosos da cidade. Para a segunda Semana deste ano, que inicia no próximo dia 29, já estão agendadas mais de mil audiências conciliatórias.
João Rolim Sampaio é o juiz titular da 1º Juizado Especial Cível de Porto Velho. Ele destaca que a indicação para o prêmio é a coroação de um trabalho feito há quase duas décadas por magistrados e servidores do Judiciário no estado, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública. Para ele, as características geográficas e de ocupação populacional na Amazônia dão ao Judiciário a difícil missão de oferecer acesso aos seus serviços, mesmo que para isso seja preciso enfrentar as distâncias por rios e estradas da região.
Conciliar é legal - O I Prêmio Nacional da Conciliação é uma promoção do Conselho Nacional de Justiça, órgão federal de fiscalização e apoio às ações do Judiciário no Brasil. O reconhecimento de iniciativas que promovam a paz social por meio da conciliação na Justiça é parte de um esforço nacional para desafogar as demandas judiciais e fazer com que as pessoas que são parte do problema encontrem as soluções. O objetivo é divulgar à sociedade que a conciliação é a linha final para pequenos conflitos, que, no entanto, podem gerar grandes aborrecimentos.


fonte: http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,87999,judicirio-de-rondnia-finalista-do-prmio-nacional-da-conciliao-
imagem: pensarescorpiao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!