30/06/2011

Compartilho a realização de um sonho: lançamento do meu livro sobre Teixeira de Freitas




Tenho em mim todos os sonhos do mundo (Fernando Pessoa)


Sempre soube que a única forma de transformar sonhos em realidade é sonhar junto de alguém. Quando existe a comunhão de idéias e ideais, a generosidade na partilha do conhecimento e a determinação de não desistir diante das dificuldades que podem ser extremamente dolorosas, o sonho ganha vida.

Em 13 de julho (quarta-feira) um dos sonhos mais caros da minha vida acadêmica e literária deixará para sempre o mundo das idéias, o Demiurgo, e estará ao alcance de todos que como eu façam da busca pelo saber um ideal de vida.
Em 13 de julho às 18h30 lanço na Argentina, na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Faculdade de Direito (Recoleta), pela Editora Quorum, as versões em espanhol e português do meu livro sobre um maiores juristas de todos os tempos, o brasileiro Augusto Teixeira de Freitas. O livro, “Teixeira de Freitas sob a ótica da contemporaneidade” (título em português)e “Teixeira de Freitas desde la perspectiva de sus contemporâneos” (título em espanhol), é o resultado de uma década de pesquisas e estudos que terei o prazer de compartilhar com todos. O prefácio foi escrito pelo meu caríssimo professor, amigo e incentivador intelectual, Doutor Enrique Del Percio, professor de Sociologia Jurídica do curso de doutorado da UBA, do qual sou uma das alunas.
O lançamento do livro na Faculdade de Direito da UBA fará parte do evento La America Latina tiene la palabra” com a participação de 200 alunos da universidade oriundos de diversos países. Também durante a ocasião terei a honra de juntamente com a renomada internacionalmente artista plástica Adriana Coppio, entregar aos docentes da UBA uma tela em óleo de Teixeira de Freitas, feita pela artista atendendo minha solicitação.
O lançamento do livro no Brasil acontecerá em breve e assim que confirmada a data será divulgada neste blog. 




Saiba mais sobre o livro

O objetivo deste livro “Teixeira de Freitas sob a ótica da contemporaneidade” é além de oferecer um panorama geral das obras do jurista brasileiro e da influência doutrinária que exerceu no Direito Civil mundial, apresentar novas abordagens sobre o assunto e ir além de uma mera compilação de datos biográficos ou reprodução de trechos de suas obras mais significativas
 para as Ciências Jurídicas.
O livro pretende oferecer uma análise do significado de Teixeira de Freitas, a partir de uma visão humanista e da ideologia holística, para a trajetória do Direito Civil não apenas quanto a sua relevância passada, mas quanto o seu significado no presente e também para o futuro, em especial com relação a sua posição no ensino do Direito e a forma como suas doutrinas são introduzidas no meio jurídico acadêmico.


Para atingir este objetivo o livro aborda primeiramente as obras fundamentais de Teixeira de Freitas, “A Consolidação das Leis Civil“ e “O Esboço”, quando será feita uma análise conceitual destas duas realizações ímpares para o Direito e simultanemanente apontando seus reflexos na atualidade. Em seguida apresenta um estudo sobre a influência exercida por Teixeira de Freitas na América e também no continente europeu até a contemporaneidade.
No capítulo posterior um reconhecimento aos biógrafos e estudiosos da obra de Teixeira de Freitas, com ênfase especial ao trabalho realizado pelo maior biográfico do jurista brasileiro, o humanista Silvio Meira.
Os próximos tópicos são dedicados a análise de Teixeira de Freitas sob os aspectos da filosofia humanista e da modernidade, apontando os pontos que consideramos como sendo menos explorados pelos estudiosos da vida e obra deste doutrinador e que julgamos relevantes para o entendimento tanto da sua técnica como também do seu pensamento. Uma modernidade que está presente desde o início da sua vida acadêmica, quando conviveu com estudantes de todas as partes do país. Uma multiculturalidade que certamente contribuiu para a formação do seu espírito internacionalista que é evidente no conjunto de suas obras.
Por fim, é abordada a maneira como o Brasil trata seus patrimônios culturais, sejam eles obras intelectuais sejam arquitetônicos e históricos, como é o caso da cidade de Cachoeira, na Bahia, onde nasceu Teixeira de Freitas e cuja casa foi transformada em bordel e assim permaneceu durante muitos anos. Neste mesmo tópico uma homenagem ao homônimo de Teixeira de Freitas que também muito fez pelo desenvolvimento do Brasil, tendo sido o idealizador do futuro IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Antes do final, uma análise psicológica da personalidade de Teixeira de Freitas e seu reflexo no perfil de sua obra. Desta forma penso estar contribuindo de forma original com o acervo já existente de estudos sobre este grande jurista brasileiro de renome mundial e também acrescentando informações e conhecimentos que podem ser úteis para os futuros juristas do Brasil e de outras partes do mundo. Espero, sinceramente ter atingido este objetivo que impulsionou a realização desta obra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!