30/11/2011

Dinamarca cria imposto sobre gordura de alimentos


Manteiga, leite, queijos, pizza, carnes, óleos e alimentos processados contendo mais de 2,3% de gordura saturada em sua composição estão sujeitos a aumento de impostos na Noruega desde 1º de outubro.
Alguns consumidores começaram a estocar os alimentos para burlar os preços, enquanto produtores dizem que o imposto consiste em um pesadelo burocrático.
As autoridades dinamarquesas esperam que o imposto ajude a limitar o consumo da população de alimentos gordurosos.
Entretanto, estudiosos acreditam que a gordura saturada pode ser o alvo errado. De acordo com eles, uma maior atenção deve ser dada a alimentos como sal, açúcar e refinados, que são mais prejudiciais à saúde.


Você sabe o que é gordura saturada?



Gordura saturada é constituída por triglicérides, e contém ácidos graxos saturados, onde seus átomos de carbonos se ligam ao maior número de átomos de hidrogênio. É o tipo de gordura encontrado especialmente em alimentos de origem animal e normalmente, quando em temperatura ambiente são sólidos. Difere dos alimentos de origem vegetal que a principio são liquidas e pobres em gorduras saturadas. Os alimentos de origem vegetal como o coco e palma do óleo, embora possuam gordura saturada, eles contêm um tipo especial de ácidos graxos que não provocam aumento dos níveis de colesterol do sangue, portanto considerados alimentos saudáveis.
Alimentos com Gordura Saturada
Os alimentos provenientes de origem animal possuem bastante gordura saturada entre eles podemos citar: a gordura da carne de boi, vaca ou porco; a pele das aves; o leite e seus derivados como: manteiga, queijos, creme de leite, iogurte, nata, etc.
A gordura saturada contribui na retenção e na produção de energia, que através do consumo excessivo dos alimentos que contenha tal substância favorecerá o depósito desta gordura nos tecidos do corpo, em especial por baixo da pele provocando a obesidade, ocorrerá o depósito nas artérias que provocará a arteriosclerose, aumentando o risco de problemas cardiológicos, além de vários tipos de câncer e aumento do colesterol.

fonte:http://www.vaicomtudo.com/gordura-saturada.html
foto:http://www.lojadietetica.com/ficheiros/uploads/piramidealimentar.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!