30/04/2012

Desempregados no mundo em 2012 serão mais de 202 mi

Infelizmente começo a postagem de hoje, véspera do Dia do Trabalho, com uma notícia nem um pouco animadora.



relatório anual sobre emprego no mundo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) concluiu que o  número de postos de trabalho nos Estados Unidos e na União Europeia está abaixo dos níveis desde 2008 - quando eclodiu a crise. As empresas, no entanto, conseguiram se recuperar. De acordo com o documento, os EUA precisam criar cerca de 4 milhões de empregos para voltar aos níveis pré-crise, o que não considera que o número de pessoas que buscam trabalho cresce aproximadamente 1,5 milhão por ano.
Na Europa, o desemprego disparou desde 2010. Apenas 10 dos 27 países membros da União Europeia reduziram seus indicadores, de acordo com a OIT. Na Espanha, por exemplo, cerca de 25% da população economicamente ativa está desempregada, e o número cresce para 50% entre os jovens. O estudo indicou que os jovens de 15 a 24 anos sofre com o dobro de desemprego em relação a outras faixas etárias.
Sobre a precariedade das condições de trabalho, a OIT informou que existem 42 milhões de trabalhadores de meio período na EU, dos quais pelo menos 20% gostariam de trabalhar mais horas por semana. Esse cenário revela um aumento do risco de pobreza e de contestação social em 17 dos 24 países da EU avaliados pelo relatório.
Contraditoriamente, a OIT demonstrou que os lucros das empresas nos EUA retornaram aos patamares anteriores à crise porque tornaram sua produção mais eficiente por meio da redução dos custos.

foto:stimsalto.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!