29/04/2012

Na nova moda nos EUA, estilo em roupas para esconder armas


Fabricantes apostam em americanos adeptos do porte de arma e criam modelos que distam de trajes policiais e militares.


Woolrich, uma fabricante de roupas que completou 182 anos no mercado, descreve as suas novas calças chino como uma moda elegante e robusta, com um corte reto e um tecido que proporciona conforto e flexibilidade. Além disso, elas são ótimas para esconder uma arma.
A companhia adicionou um segundo bolso atrás do bolso frontal onde uma arma pode ser ocultada. Ou, para aqueles que preferem guardar sua arma em um coldre, ela pode ser guardada dentro do cós elástico. Os bolsos traseiros também são projetados para ajudar a guardar acessórios, como uma faca ou uma lanterna. As calças chinos, que custam US$ 65, não são necessariamente feitas para soldados, mas sim, de acordo com a empresa, para o proprietário de armas que queira andar na moda. 
E, nesse departamento, a Woolrich tem concorrência. Várias empresas estão seguindo o exemplo e fazendo roupas para pessoas que têm autorização para portar armas.Shawn Thompson, 35 anos, que trabalha em uma concessionária de automóveis no leste do Kentucky, comprou duas camisas no mês passado da nova linha da Woolrich. Ambas, ele escreveu em seu blog, são muito resistentes e possuem um design inovador.
"A maioria das roupas que usei no passado para esconder a minha arma me deixava com um visual muito desleixado e a minha namorada vivia reclamando da minha aparência", escreveu ele. "Eu não sou nenhum James Bond, mas essas camisas são bastante confortáveis."
A camisa tem uma fenda lateral quase imperceptível com velcro através do qual, ele disse que consegue pegar sua Colt 1911 do coldre que usa na cintura. Dependendo das circunstâncias, e de seu humor no dia, ele também consegue ocultar uma faca dobrável e, para a noite, uma lanterna em um par de calças chino da Woolrich que sua namorada comprou para ele.
Mudanças de estilo
Os portadores de armas escondidas dizem que as novas opções estão cada vez mais se distanciando dos trajes policiais e militares que costumavam ser sinônimo do estilo deste tipo de vestimenta, e que acabava sendo favorecido por muitos portadores de armas.
Os últimos estilos estão sendo chamados de "moda oculta". "O que nós tentamos fazer é criar uma coleção de roupas que faça com que o usuário possa ter um vestuário que faça parte de um estilo de vida elegante, mas ao mesmo tempo com algumas características que lhes permitam carregar consigo uma arma e sacá-la rapidamente", disse David Hagler, o vice- presidente da 5.11 Tactical, uma das maiores fabricantes de vestuário para soldados e policiais.
A empresa está aumentando sua linha de “moda oculta” com um colete à prova d'água no mesmo estilo de um colete padrão e moderno, vendido em qualquer loja tradicional, mas que possui bolsos estratégicos para guardar armas. Ele também inclui um compartimento escondido em frente para que o usuário possa parecer estar apenas aquecendo as mãos, quando na verdade está segurando uma arma em um coldre na sua cintura.
Especialistas em armas sugerem que existem muitos motivos para o crescimento do número de pessoas que estão aderindo a essa moda. Segundo eles, esse crescimento acontece em parte devido à mudança no clima político e econômico. Os proprietários de armas professam querer ter uma sensação maior de controle e as leis estaduais certamente fizeram toda a diferença para isso acontecer.
Depois de uma campanha realizada por defensores dos direitos de posse de armas, hoje 37 Estados possuem estatutos que os obrigam a fornecer licenças de porte de armas ocultas caso o candidato atenda aos requisitos legais, como não ser um criminoso. (Muitos outros Estados permitem o porte de armas de fogo ocultas sem autorização).
Por outro lado, em 1984, apenas oito Estados tinham tais estatutos e 15 deles sequer permitiam o porte de arma em geral, disse John Lott, um pesquisador da cultura de armas que ocupou cargos de ensino ou de pesquisa em várias universidades, incluindo a Universidade de Chicago. Atualmente, apenas o Estado de Illinois proíbe o porte de armas, mas o Poder Legislativo está considerando mudar isso.
Nem todo mundo que porta uma arma oculta é fã da nova moda. Howard Walter, 61 anos, vendedor da loja de armas Eastside Wade em Bellevue, Washington, disse que prefere levar a sua Colt – e um par de facas extra e duas revistas - em calças comuns.
"Elas pelo menos não chamam muito a atenção para minha arma", disse Walter, que trabalha há anos na loja Nordstrom. Mas no fundo, ele ressaltou, a coisa mais importante na escolha de uma roupa é optar por aquela que acomode bem a arma. "Eles devem se vestir de acordo com sua arma", repetiu o conselho que dá a seus clientes. "E não de acordo com a moda.”

Reportagem de Matt Richtel para o jornal americano The New York Times
foto:crystaltube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!