28/06/2013

Abismo educacional entre regiões do País já é percebido em crianças no 3º ano


A alfabetização das crianças ao final do 3º ano fundamental é extremamente desigual entre as regiões do Brasil. Dados da Prova ABC mostram que no Sudeste, 47,4% dos alunos nesta série estão plenamente alfabetizados em matemática, enquanto no Norte, apenas 16,5%. Em leitura o índice positivo é de 56,5% no Sudeste e de 27,3% no Norte e, em escrita, cai para 38,8% na região mais rica do País e 16,1% na mais pobre.
Quando se analisa o Brasil como um todo 44,5% dos alunos apresentaram proficiência em leitura, 30,1% em escrita e 33,3% em matemática. Foram avaliados 54 mil alunos de 1.200 escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios.
O teste feito pelo Todos Pela Educação em parceria com a Fundação Cesgranrio, o governo federal e o Ibope no ano passado buscou apurar quantas das crianças estão totalmente alfabetizadas. “Não é fácil obter consenso do que é estar plenamente alfabetizado. Combinamos que é ter autonomia para ser capaz de seguir seus estudos. Não confundir com letramento”, disse Nilma Fontanive, da comissão técnica do movimento.

A mesma prova foi apresentada para estudantes do 2º e 3º ano. Embora se espere que apenas os deste último consigam responder corretamente às questões, a aplicação permitiu que se acompanhasse o distanciamento no resultado entre as regiões em apenas um ano. No segundo ano, a diferença entre o Norte e o Sudeste em matemática foi de 16 pontos porcentuais no 2º ano e, no 3º, 30 pontos. Em escrita, o 2º ano já mostra 13,7 pontos porcentuais de distância entre as duas regiões e, no 3º ano, são 22,7 pontos. Apenas em leitura a diferença praticamente se mantém, é de 25,3 pontos porcentuais no 2º ano e 25,8, no 3º ano.

Até agora, a Prova ABC era o único instrumento para avaliar as crianças nessa idade. A partir de novembro deste ano, o próprio governo federal terá uma prova a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) . Por conta disso, a Prova ABC não será continuada. “De certa forma, o objetivo foi atingido já que queríamos uma avaliação para acompanharmos as crianças”, disse a diretora executiva do Todos, Priscila Cruz.
Por outro lado, uma das metas da organização é que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas aos 8 anos, idade em que as crianças deveriam estar no 3º ano do ensino fundamental. Os resultados mostram que atualmente, nenhum Estado chega sequer a 50% de alunos com os conhecimentos desejados nesta etapa em matemática e escrita. Em leitura, quesito em que os estudantes em geral se saíram melhor, cinco unidades da federação têm mais da metade alfabetizados: Rio Grande do Sul (52%), Santa Catarina (54%), Distrito Federal (55%)Minas Gerais (59%), São Paulo (60%).
Para as provas de leitura e matemática foi usada a escala do Sisistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), com interpretação dos valores mais baixos, já que até então só havia prova a partir do 5º ano. Para escrita, foi elaborado um pedido de texto em que o aluno deveria convidar um amigo para passar um dia das férias com ele e contar como seria este dia. Veja abaixo um exemplo de texto escrito por um estudante avaliado como muito bom.

























Reportagem de Cinthia Rodrigues

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